O projeto TRILHAS URBANAS-UFBA nasceu de uma necessidade da Universidade se inserir nas problemáticas ambientais urbanas e trazer a Sociedade para essa discussão. Embora as atividades de Educação Ambiental na UFBA tenha início décadas antes e muitas já serem atividades extensionistas, poucas tinham o movimento "Sociedade → Universidade" como forte característica - isto é, trazer a Sociedade para o ambiente e discussões universitários.
O Manual de Externsão Universitária da UFBA (2014) define Extensão com as seguintes palavras: "A Extensão Universitária na Universidade Federal da Bahia é entendida como um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, de forma indissociável, e amplia e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade, contribuindo, assim, para a formação cidadã dos sujeitos nela envolvidos É por meio da da extensão que a UFBA tem se revelado uma universidade cidadã, voltada para as questões e demandas da sociedade, produzindo conhecimentos por meio do diálogo e troca de saberes com diversos setores sociais" . Duas particularidades das atividades de Extensão Universitária se descatam no projeto TRILHAS URBANAS-UFBA: (1) a ação transoformadora e (2) a troca de saberes entre cidadãos de variados contextos sociais.
A origem do projeto TRILHAS URBANAS-UFBA retoma o PROUFBA-Biodiversidade, projeto desenvolvido entre 2013 e 2014, coordenado pelo professor Pedro Luis Bernardo da Rocha. O PROUFBA-Biodiversidade teve sete subprojetos, cada um coordenado por um professor diferente e todos voltados para o estudo do ambiente verde dos campi da UFBA, desde o levantamento da biodiversidade local, até estudos paisagísticos e de uso humano do espaço. O subprojeto coordenado pelo professor Charbel Niño El-Hani se destinou a propor uma intervenção de Educação Ambiental no espaço verde do campus de Ondina.
Após o levantamento das áreas verdes e avaliação da viabilidade de instalação de uma trilha interpretativa, foi a hora de colocar a mão na massa e construir o projeto. Foi em parceiria com a professora da FACED, Rosileia Oliveira de Almeida, e a Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, que o professor Charbel ofertou a ACCS BIOD35 "CONSTRUÇÃO DE TRILHA INTERPRETATIVA E FORMAÇÃO DE MONITORES EM UMA ABORDAGEM EDUCATIVA EM ÁREAS VERDES URBANAS" durante o semestre de 2016.1. Esta atividade foi indispensável no planejamento da abordagem, pois, unindo estudantes de graduação de diferentes cursos, pudemos arquitetar variadas atividades de Educação Ambiental e testá-las com escolas convidadas.
Embora seja pensado inicialmente para receber estudantes do Ensino Médio, o projeto TRILHAS URBANAS-UFBA pode ser adaptdo para receber qualquer pessoa ou grupo com agendamento prévio.